DESTAQUE

Saiba o que foi discutido na audiência pública sobre UFOs nos Estados Unidos

Por
18 de Maio de 2022
Audiência histórica foi curta na parte pública, mas já é um enorme passo.
Créditos: EFE

Em uma primeira audiência pública em mais de 50 anos no Congresso dos Estados Unidos, o Pentágono revelou na terça-feira fotos e vídeos desclassificados de objetos voadores não identificados e alertou que esses fenômenos desconhecidos podem ser um perigo potencial para a segurança nacional.

O vice-secretário de Defesa para Inteligência e Segurança Ronald Moultrie e o vice-diretor de Inteligência Naval Scott Bray testemunharam em uma audiência perante um subcomitê da Câmara sobre como o Departamento de Defesa está organizando relatórios de fenômenos aéreos não identificados (UAPs), o termo militar para UFOs, depois que um relatório do Congresso publicado no ano passado descobriu que a maioria dos incidentes analisados permanecem não identificados. O deputado Andre Carson, presidente do Subcomitê de Inteligência da Câmara sobre Contrainteligência, Contraterrorismo e Contraproliferação, abriu a audiência, dizendo que os UFOs “(...) são uma ameaça potencial à segurança nacional e devem ser tratados dessa maneira.”

Boa parte da plateia falou sobre o estigma que sofre esse polêmico assunto, e destacou que um dos objetivos do encontro era eliminar esse manto de escuridão para incentivar pesquisas sobre esses fenômenos. “Por muito tempo, o estigma associado aos UFOs ficou no caminho da boa análise de inteligência. Os pilotos evitavam reportar ou riam deles quando o faziam. Funcionários do Departamento de Defesa relegavam a questão para a sala dos fundos ou a varriam para debaixo do tapete inteiramente, com medo de uma comunidade de segurança nacional cética”, disse Carson.

“Hoje, sabemos melhor. Os UFOs são inexplicáveis, é verdade. Mas eles são reais. Eles precisam ser investigados. E qualquer ameaça que eles representem precisa ser mitigada”, acrescentou. O momento de maior impacto de audiência foi alcançado com a transmissão de dois vídeos desclassificados. Em um deles, breve e filmado com a mão trêmula da cabine de um avião, um pequeno objeto parecia passar por cima de um piloto militar. Em um vídeo separado e uma foto semelhante tirada em um momento diferente, triângulos brilhantes foram vistos no céu noturno.


Assista acima aos vídeos de UFOs divulgados durante a audiência.
Fonte: FOX 2 St. Louis

Apresentando as imagens e vídeos, Bray disse que o vídeo e a foto dos triângulos brilhantes permaneceram sem solução por algum tempo, mas acabaram sendo identificados como veículos aéreos não tripulados. Mas ele disse que os militares não sabem qual pode ser o objeto no primeiro vídeo. “Não tenho uma explicação do que é esse objeto específico”, disse Bray em conversa com o presidente do Comitê de Inteligência, o deputado democrata Adam Schiff. Bray continuou enfatizando que muitos relatórios de UFOs têm uma “(...) quantidade limitada de dados e relatórios de alta qualidade que impedem a capacidade de tirar conclusões firmes sobre a natureza e a intenção dos UFOs.”

O governo disse que os UFOs “(...) provavelmente carecem de uma única explicação.” Nem os relatórios secretos nem os não classificados do governo até agora descartam alienígenas do espaço. Mas outras explicações possíveis são “desordem no ar”, como pássaros e balões, “fenômenos atmosféricos naturais”, como cristais de gelo, ou programas altamente classificados do governo dos Estados Unidos ou “sistemas adversários estrangeiros” da Rússia, China ou outros países. O deputado Rick Crawford, copresidente do subcomitê, alertou que “(...) a comunidade de inteligência tem um sério dever com nossos contribuintes de impedir que adversários em potencial como China e Rússia nos surpreendam com novas tecnologias imprevistas.”

“A comunidade de inteligência deve equilibrar o tratamento de ameaças conhecidas à segurança de nossa nação com a prevenção de surpresas técnicas. Sabemos que nossos militares encontraram fenômenos aéreos não identificados e, como os UFOs representam um risco potencial para a segurança do voo e a segurança geral, estamos comprometidos com um esforço concentrado para determinar suas origens”, disse Moultrie. Os especialistas também incentivam os pilotos a relatar esses tipos de incidentes sem medo: “Também gastamos um esforço considerável nos envolvendo diretamente com nossos aviadores navais na construção de relacionamentos para ajudar a acabar com o estigma do ato de relatar avistamentos ou encontros”, disse Bray. Após a sessão pública, os peritos acompanharam a audiência de forma reservada.

Para assistir à audiência pública sobre UFOs nos Estados Unidos, clique aqui.

Fonte

UFO Recomenda

Já está no ar a Edição 287 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2022

A noite oficial dos UFOs no Brasil